domingo, 13 de junho de 2010

Antiga arena de ciclismo olímpica recria floresta tropical no Canadá

Ambiente é mantido entre 21 e 28 graus, mesmo no frio inverno canadense.
Biodôme foi criado dentro de velódromo dos Jogos Olímpicos de 1976.

Dennis BarbosaDo Globo Amazônia, em Montreal

Tamanho da letra


Ampliar FotoFoto: Dennis Barbosa/Globo Amazônia

Em meio à densa vegetação tropical dentro do Biodôme, o visitante ainda enxerga o teto de vidro que isola a 'floresta' do frio clima canadense. (Foto: Dennis Barbosa/Globo Amazônia)

Uma antiga arena olímpica de ciclismo em Montreal, no Canadá, abriga uma réplica de floresta tropical americana em 2.600 metros quadrados repletos com centenas de plantas e animais diferentes.

Trata-se do impressionante Biodôme, criado no antigo velódromo construído para os Jogos Olímpicos de 1976, e convertido em exposição de ecossistemas em 1992 (além da floresta tropical, que ocupa a maior parte do seu interior, há réplicas de dois ecossistemas temperados canadenses e do ambiente polar).

A floresta tropical tem um grande aquário com espécies amazônicas, como o pintado e a pirarara. Tem ainda uma praia de rio, onde os jacarés descansam. Outro réptil é a arambóia, uma cobra verde típica da Amazônia, que vive sobre as árvores.

As simpáticas capivaras estão entre os mamíferos da “coleção” e acabam de ganhar pedras aquecidas para descansar. Outro local que impressiona o visitante é uma caverna cheia de morcegos. Também há preguiças e macacos nas árvores. Estas, por sua vez, não puderam ser reproduzidas com tanta fidelidade -as maiores árvores são construções artificiais de alvenaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário