terça-feira, 15 de junho de 2010

A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA DAS ÁGUAS É AMEAÇA AOS CORAIS BRASILEIROS


O aumento da temperatura da terra e consequentemente das águas, ameaça espécies de corais que só existem no litoral brasileiro. Das 40 espécies de corais encontradas nos recifes do litoral brasileiro, 20 são encontradas apenas no Brasil.

Na sede do Projeto Coral Vivo, em Arraial da Ajuda, Bahia, o fenômeno conhecido como branqueamento aconteceu até com os corais criados nos tanques de pesquisa. Começou em março, depois de dois meses com a água muito mais quente do que a média na maior parte da costa brasileira.

Ele acontece porque algumas espécies de corais precisam de microalgas para viver (simbiose). As algas se instalam na segunda camada da pele do coral. Como todas as plantas, elas fazem fotossíntese, isto é: obtêm energia da luz do sol. O que sobra, doam ao coral em troca de abrigo.

Mas quando a temperatura da água está acima do normal na região, as algas produzem água oxigenada, que é tóxica para o coral. Para se proteger, ele as expulsa. E sem elas o esqueleto branco fica visível. Não é preciso ser especialista para identificar o branqueamento. Como pode ser observado na foto acima.

Sabrina Parente


Nenhum comentário:

Postar um comentário