terça-feira, 15 de junho de 2010

CERRADO EM DEBATE

A Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia a Informação-Ecodata promove nos dias 17 e 18, quinta e sexta-feira respectivamente, o 4º Seminário de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Alto Tocantins e o 2º Seminário de Agroextrativismo no Cerrado. O tema central será “O Cerrado e a Água”.

O objetivo do seminário é sensibilizar a população para a necessidade de preservação do Cerrado, a partir de uma das maiores preocupações atuais da humanidade: a gestão da água. Visto que as nascentes dos principais rios brasileiros têm origem no Cerrado (94% da vazão da bacia do rio São Francisco nasce no Cerrado; 75% das águas da bacia dos rios Paraná-Paraguai também saem desse bioma e o mesmo acontece com 78% das águas dos rios Tocantins-Araguaia).

O Cerrado deve ganhar nos próximos quatro anos dois milhões de hectares em unidades de conservação, por meio da criação de novas UC e expansão das já existentes. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo, com 12 mil espécies de plantas nativas.

Sabrina Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário