terça-feira, 15 de junho de 2010

Painéis solares podem ser fatalmente atrativos aos insetos

Um estudo publicado recentemente descobriu que painéis solares são aparentemente fascinantes para certos tipos de insetos (principalmente os aquáticos). O que acontece é que os painéis solares refletem a luz de uma maneira similar à água, e isso confunde os insetos que são atraídos até o painel e lá ficam se debatendo até morrerem por exaustão.

Os insetos estão próximos à base da cadeia alimentar na maioria dos ecossistemas e servem como alimento para incontáveis espécies, portanto isso claramente pode gerar impactos locais negativos. Especialmente em áreas com pouquíssimos corpos d’água, a presença de placas solares em massa pode atrair grande fração de insetos e impactar toda a cadeia alimentar.

Mas este é o cenário mais pessimista, não devemos esquecer também que a presença de mais placas solares representa também menor uso de combustíveis fósseis, e esses com certeza trazem muito mais impactos negativos ao meio ambiente. Uma termoelétrica, por exemplo, produz grandes volumes de toxinas, gases causadores do efeito estufa, cinzas, etc. O impacto das placas solares comparados a ela é muito pequeno, mas mesmo assim deve ser prevenido.

O estudo descobriu também que os insetos se sentiram significativamente menos atraídos pelos painéis quando os mesmos foram divididos em segmentos menores com fitas brancas.

Creio que agora os fabricantes de painéis solares já sabem o que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário