terça-feira, 15 de junho de 2010

A pegada de carbono da Copa do Mundo 2010

Se você achava que as vuvuzelas eram a pior coisa da Copa de 2010, espere até saber qual foi a quantidade de carbono estimada a ser emitida durante o maior evento futebolístico do planeta.

Via TreeHugger

De acordo com um estudo conduzido pela embaixada da Noruega e pelo Governo da África do Sul, a copa do mundo este ano irá emitir 2,753,251 toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde a quantidade liberada por 1 milhão de carros durante um ano. Isto é 6 vezes mais do que a emissão da última Copa do Mundo.
Vários fatores contribuíram para que a copa deste ano tenha uma pegada de carbono maior do que as passadas. Por exemplo, nesta copa, muito mais pessoas se deslocaram até a África do Sul por meio de vôos internacionais do que por trem ou carro, como foi no caso da copa de 2006 em Berlin. A embaixada da Noruega estimou que só de transporte serão emitidas cerca de 1,856,589 toneladas.

A construção da infraestrutura do evento foi responsável por outras 15,390 toneladas de CO2. Com a pouca quantidade de estádios que existiam na África do Sul, houve necessidade da construção de novos, o que elevou a produção de cimento a um alto custo para o meio ambiente. Na produção de 1 tonelada de cimento é emitida 1 tonelada de CO2.

Além disso a dependência do País em termoelétricas, significa que a energia utilizada durante o evento e pelos turistas irá resultar na emissão de 340,128 toneladas de dióxido de carbono.

Mesmo com as altas emissões, isto não significa que a África do Sul não está tomando medidas para reduzir a pegada de carbono da Copa do Mundo. Uma rede de trem foi construída para transportar os visitantes de maneira mais eficiente aos jogos, diminuendo as emissões do trânsito. O governo local também planeja compensar pelo menos parte das emissões plantando milhões de árvores em áreas urbanas por todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário