domingo, 13 de junho de 2010

Quintas-Feiras Ambientais promoveu palestra sobre o GAC

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), através da Diretoria de Estudos Avançados (DEAMA), promoveu ontem (10), a abertura das Quintas – Feiras Ambientais. O evento aconteceu no auditório do IMA e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Drº Eugênio Spengler, da Diretora de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama), Rita Góes, da Superintendente de Políticas para a Sustentabilidade, Kitty Tavares e da Secretária de Meio Ambiente do município de Luis Eduardo Magalhães, Fernanda de Cássia.

Para marcar o início das atividades, os convidados assistiram a dois vídeos: um sobre o complexo sustentável e o segundo, apresentava e convidava os presentes a visitar o Memorial do Meio Ambiente Professor Milton Santos.

Os avanços e perspectivas da Gestão Ambiental Compartilhada no Estado da Bahia (GAC), foi o tema da palestra, ministrado por Eugênio Spengler. Foram levantados diversos assuntos a fim de retratar o GAC como: a adaptação aos impactos que influenciam as mudanças climáticas, custos, licenciamento na gestão ambiental; Os desafios do desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental, a relação entre a economia e as repartições segmentais dos órgãos ambientais que foram bem enfatizadas durante a palestra.

Para Spengler, "hoje, trabalhar no GAC é fazer o município compreender que precisa de políticas de desenvolvimento para incorporar a política de biodiversidade, integrando todo o processo do sistema que assegurem a gestão ambiental".

Após o final da palestra foi dedicado um tempo para o debate onde os participantes puderam perguntar e tirar várias dúvidas sobre como funciona o GAC, seus processos e os avanços que nos municípios.

O Quintas-Feiras Ambientais é assim denominado por se tratar de uma Gestão Integrada ao Meio Ambiente e tem como finalidade integrar, propor e gerenciar ações de responsabilidade socioambiental, norteando as diretrizes institucionais e pautadas no compromisso com a formação da cidadania e adoção de práticas sustentáveis.

Fonte: Ascom/IMA

Um comentário: